quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Flooding part 2

Acordei na quarta de manhã com uma ligação do meu pai. Percebi que não tinham desligado e a energia, e quando olhei pela janela, estava tudo aparentemente bem. Falei com meu pai e fiquei vendo TV, só passava sobre a enchente. De repente a vizinha de porta entra e pergunta se ja tinha visto a rua. Quando olhei a água já tava quase na frente do meu prédio.. De tão lesada, tinha olhado e não tinha visto..
Daí ficamos sabendo que a energia, que ia ser desligada as 7h e não foi, ia ser desligada as 14h. Soubemos que os supermercados estavam lotados, as pessoas comprando mantimentos e água pra dias, pão não tinha mais. Nosso flatmate resolveu ir pra casa de uns amigos em Spring Hill, um bairro aqui perto e bem alto, que não ia ser afetado e nem ia faltar energia. Resolvemos ficar na nossa casa, fazer comida até as 14h, pois o fogão é elétrico e torcer pra isso passar logo.
A ironia foi que depois de semanas de chuva, finalmente estava um dia lindo, mas a gnt não podia sair. Descemos pra olhar a rua e fomos pra piscina pegar um solzinho. Tinha uns vizinhos la embaixo e ficamos por dentro de tudo, falaram que tinham dito que a água ia subir 5 metros, que só devia baixar sexta-feira, etc, ficamos precupadas a gnt ia morrer de tédio, eperder 3 dias de sol da nossa viagem ilhadas! Soubemos também que também iam cortar a água, então tivemos que subir pra tomar nosso ultimo banho e estocar água. Fomos também no mercado comprar comidas que não precisassem cozinhar nem guardar em geladeira, tudo que a gnt tinha era macarrão e arroz pra comer frio antes que estragasse, pão, queijo, etc.. Mas nem compramos muita coisa.
Ficamos o fim da tarde e a noite na área da piscina com uns vizinhos e jantamos na casa de um deles. Eles tavam muito preparados, tinham comprado um lanterna carregável por energia solar, velas, muita comida, baldes pra estocar água, até um massarico pra cozinhar! Comemos pizza frita(?) com massarico! Depois viemos pra casa tomar nosso segundo último banho, pois a água ia só ser desligada as 4h da manhã, e fomos dormir.
Hoje acordei cedinho pra falar com mamãe na intenet e tava tudo igual.. e a água não tava desligada! Falei com ela e voltei a dormir. Acordei umas 14h e encontrei meus flatmates da sala. Me deram a boa notícias, a água ja tava baixando. Acho que não encheu tanto aqui na frente graças a um buracão de uma construção parada, a água tava indo toda pra lá e nem terminou de alagar a rua até o final. Soubemos das notícias, que não tinha sido tão ruim como alertado, e que eles fazem isso pra deixar todo mundo preparado.. aqui é outra história..
Foi uma tarde de alívio.. descemos pra carregar nossos computadores, pois ficamos sabendo que na recepção tinha energia, passamos a tarde lá na internet e conversando. A recepção parecia uma Lan House, e tinha ate gnt levando microondas pra cozinhar!
Amanda arrumou logo uma programação, tinha uma festinha num predio que so moram estudantes e é famoso por festas, mas fiquei com preguiça e fiquei em casa. Sozinha. No escuro.
Fiz dois sanduiches e fiquei criando coragem pra ver se comia frio.. Tava na internet quando uma vizinha ligou falando que tavam com um forninho elétrico la embaixo, daí desci pra fazer meu jantar. Ah esqueci de comentar que estou morando no 11º andar, e que nesses dois dias subi e desci essas escadas várias vezes hahah minha batata ta ficando durinha!
A energia voltou agora a pouco,e pude enfim ligar meu pc e usá-lo tranquilamente sem me preocupar com a bateria.
Parece que esse pesadelo está passando, mas a cidade ficou bem bagunçada. A praia de South Bank está arrasada, assim como outros lugares.
Mas o pior não foi aqui na City, alguns bairros tiveram casas inundadas. A casa que eu tava de homestay foi uma delas. Falei ontem com Gill por mensagem e ela disse que a água chegou no 1º andar, e que eles não tinham dormido direito esses dias mudando as coisas pra cima e tentando salvar o máximo que pudessem. Vi umas fotos agora no facebook da casa e é muito triste. Espero que fique tudo bem com a casa deles quando a água baixar.
A cidade que conheci nesse último mês era linda, estou tensa pra ver como está agora. Espero que consigam arrumar logo a cidade e recuperar o máximo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário